top of page

Content ID

Os proprietários de direitos de autor fornecem ao YouTube ficheiros referência que serão guardados numa base de dados (podem estar contidos nestes ficheiros uma faixa musical ou um excerto de um filme, por exemplo). Se um dado utilizador fizer um upload para o YouTube cujo material está protegido por direitos de autor (por outras palavras, está contido na base de dados) pode receber uma reivindicação do Content ID emitida pelo detentor desse mesmo material [22].

​

Este sistema possibilita aos proprietários dos direitos de autor diferentes opções, como a desativação do som, o bloqueio total do vídeo, o reencaminhamento de receitas de publicidade para eles próprios e a monitorização das estatísticas de visualização do vídeo [23].

​

Apenas é atribuído um Content ID a proprietários de direitos de autor que possuam direitos exclusivos de conteúdo carregado para o YouTube por outros utilizadores, como por exemplo, gameplays de videojogos, videoclips musicais não licenciados, gravações de concertos, etc. Os candidatos ao sistema poderão também decidir em contrato qual a localização geográfica em que o conteúdo é exclusivo, se for esse o caso.

​

É preciso ter em conta que o YouTube não permite a reivindicação indevida do Content ID, podendo até desativar o acesso ao proprietário do conteúdo [24].

bottom of page