top of page

Modelo de Negócio

O Youtube tem várias fontes de rendimento, através da publicidade, que se dividem em dois grupos: fontes diretas e fontes indiretas.

As fontes directas são essencialmente os anúncios da página.

​

Os anúncios da página dividem-se em quatro tipos:

​

“In-Stream ads”- São anúncios sob a forma de vídeo que interrompem o conteúdo que o utilizador desejava, sendo os mais maçadores para o público, mas os que arrecadam mais dinheiro.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Fonte: http://www.digitalmarketer.com/youtube-ad-types/

 

“Overlay in-video ads” - Consistem em imagens estáticas ou animadas que cobrem uma parte do vídeo que o utilizador deseja ver, sendo que não obstruem totalmente a visão do mesmo.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.ogbongeblog.com/2016/01/how-i-place-google-ads-on-my-youtube-videos.html

​

“In-display ads” - Na normal coluna de vídeos sugeridos surge um vídeo que é na verdade um anúncio e que está localizado numa zona mais atractiva da página para incentivar especialmente o utilizador a clicar no mesmo.

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​

​

​

 

Fonte: http://www.digitalmarketer.com/youtube-ad-types/

 

“Display ads” - Esta forma de anúncio é a mais tipicamente vista em sites de internet.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

​

​

 

Fonte: http://www.ogbongeblog.com/2016/01/how-i-place-google-ads-on-my-youtube-videos.html

 

Todos estes anúncios têm vários graus de intrusão na normal experiência de utilização do website, sendo que os in-stream ads têm a agravante de impedir a visualização do vídeo, logo existe um equilíbrio frágil entre lucrar para manter também o website em funcionamento, e por outro lado não motivar o utilizador a usar um bloqueador de anúncios, por exemplo o AdBlocker, ou simplesmente procurar um website alternativo [35].

​

A outra fonte de rendimento do YouTube é por uma via indireta, já que ao usar o YouTube, com o login de uma conta Google, se procede à recolha de dados do utilizador, o que permite à empresa apresentar anúncios personalizados e, por isso, os benefícios são indirectos [36].

​

Neste momento, através do YouTube Red, o YouTube passou a ter uma fonte de rendimento extra, na qual o utilizador paga uma mensalidade para ter acesso ao serviço, que, do valor pago, parte é distribuída pelos criadores de conteúdos do YouTube Red.

bottom of page